Bombinhas é conhecida por sua natureza exuberante e suas lindas praias, que estão entre as mais procuradas por turistas brasileiros e estrangeiros. O compromisso em cuidar do meio ambiente concedeu a duas praias da cidade o Certificado Bandeira Azul temporada 2019/2020.

As praias de Bombinhas que receberam a Bandeira Azul foram Quatro Ilhas e Mariscal, através de uma avaliação realizada durante a reunião do Programa Bandeira Azul em Copenhague na Dinamarca. Esta certificação, reforça o empenho da cidade e de toda a comunidade com a preservação e a recuperação desses ambientes naturais.

A importância da Bandeira Azul

Este certificado é de grande importância para Bombinhas, pois coloca estas praias como um dos melhores locais com infraestrutura e qualidade da água para o turista no país. 

Para estas praias conseguirem a Bandeira Azul, elas foram inscritas na fase piloto do programa em 2018. Mas o trabalho para cumprir todas exigências começou ainda em 2017, com o histórico de análises de qualidade da água e outros requisitos.

Entre as ações que foram desenvolvidas, está a criação do Comitê Gestor do Programa, formado por representantes da sociedade civil e do poder público, para que fossem realizadas reuniões periódicas, participação em workshops, como também planejamento e execução de ações.

Foi necessário atender a 34 critérios, divididos em quatro blocos: educação e formação ambiental, gestão ambiental, segurança e serviços e qualidade da água.

Esta certificação é válida por 01 ano, onde as praias que já conquistaram e outras praias do município que entrarem no programa serão avaliadas novamente.

O Programa Bandeira Azul

A Bandeira Azul é uma iniciativa internacional de certificação de praias, marinas e embarcações de turismo. Tem como objetivo o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas desafiando as autoridades locais e os gestores de praia a alcançar altos padrões de qualidade.

Também faz parte do programa a conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro, incentivando a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes.

O Programa foi criado em 1985 pela Foundation for Environmental Education (FEE), órgão internacional que conta com o apoio de diversas instituições. No Brasil, é operado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR)

Ao longo dos anos, a Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente a nível local, regional e internacional.

Bombinhas tem as melhores praias para você passar as suas férias e a Vila do Bosque possui todo o conforto e os melhores serviços para que seus momentos sejam especiais com a sua família.

Clique aqui e venha para as suas melhores férias em Bombinhas.

Comente com seus amigos