O lado típico e a cultura de Bombinhas

O lado típico de Bombinhas e sua bebida que virou patrimônio imaterial

 

Quem pensa que Bombinhas se resume apenas a algumas praias, trilhas e paisagens com natureza preservada está muito enganado! A cidade também possui um forte apelo cultural. Conheça o lado típico da cultura de Bombinhas e sua bebida que virou patrimônio imaterial.

 

Na arte, são utilizadas matérias-primas típicas e com alusão ao mar e a pesca. A música, é representada pelo terno de reis interpretados por famílias tradicionais da cidade. A pesca, que ainda é uma das fontes de renda e grande orgulho de muitos moradores, é o grande ícone desta tradição. Destaque para a pesca da tainha, um verdadeiro espetáculo da natureza. Na gastronomia, os frutos do mar e os quitutes a base de farinha de mandioca agradam aos paladares mais exigentes.

 

artesanato de Bombinhas

 

Com tudo isso, Bombinhas consegue cultivar os hábitos e costumes que vem desde os moradores mais antigos, e que hoje busca transmitir aos seus visitantes, o lado típico e pouco conhecido deste incomparável destino turístico.

 

Bombinhas também é cultura!

 

Cultura rica, que começou com a chegada dos descendentes açorianos e a interação destes com os índios e escravos que durante décadas, conviveram e construíram as bases dessa cidade linda e encantadora.

 

Consertada, a bebida típica de Bombinhas

 

E um dos resultados dessa evolução cultural foi criação de uma bebida. Bebida que buscava apenas aproveitar o café passado que não foi consumido e sobrava na garrafa. E para isso, adicionou-se a ele algumas especiarias como gengibre, cravo, canela e erva doce, além de açúcar e uma generosa quantidade de cachaça. Com esse processo, o café era “consertado” e assim, poderia ser consumido posteriormente.

 

Consertada a bebida típica de Bombinhas

 

A bebida tradicional para os moradores ganhou uma importância maior, depois que o Poder Público Municipal, através da Fundação de Cultura, transformou a Consertada, em patrimônio imaterial bombinense e na primeira bebida típica da cidade. Graças a isso, a Consertada se popularizou também entre os milhares de visitantes que chegam em Bombinhas todos os anos. Os turistas podem provar a bebida em diversos locais da cidade, como restaurantes e pousadas. Nos dias de inverno, essa é uma ótima pedida de aperitivo antes ou depois das refeições. Além disso, podem também adquirir a bebida em alguns lugares do comércio local, e com essa bebida típica, levar um pouco da cultura e dos costumes de Bombinhas ao retornar para casa. Mas se quiser fazer em casa, no site da Fundação de Cultura tem a receita da concertada.

Aprecie a Consertada e conheça um pouco mais do lado típico de Bombinhas.

 

Continue acompanhando nossos posts.

Até a próxima!

 

Comente com seus amigos
Flora Pacotes

Confira as melhores ofertas para sua hospedagem

Conheça a Vila do Bosque
10 motivos para se hospedar na Vila do Bosque
Atrativos turísticos de Bombinhas

Continue lendo outros conteúdos

Nosso blog contém diversos conteúdos para complementar sua leitura

Faça um tour pelo Centro de Bombinhas

Faça um tour pelo Centro de Bombinhas

O centro de Bombinhas reserva passeios imperdíveis para quem viaja para o litoral em busca de conforto e opções variadas de lazer.  Ainda que seja o menor município em termos de território do estado de SC, a cidade contempla paisagens exuberantes nas quase 40...

Mesmo no litoral, Bombinhas é um ótimo destino de inverno

Mesmo no litoral, Bombinhas é um ótimo destino de inverno

Que Bombinhas reserva cenários paradisíacos no verão, disso ninguém têm dúvidas, mas o que poucos sabem é que a cidade também é considerada um destino de inverno. Que saber o porquê? Continue a leitura!  Conhecer Bombinhas na época certa é uma experiência...

Conheça os serviços da pousada Vila do Bosque em Bombinhas

Conheça os serviços da pousada Vila do Bosque em Bombinhas

Poder desfrutar de dias de descanso em uma pousada de frente para o mar, sem ter que se preocupar com o serviço de quarto, além de ter opções variadas de cardápio e relaxar na beira da piscina sem preocupações, são apenas alguns atrativos que a pousada Vila do Bosque...

Vamos reservar sua próxima viagem?

Escolha a melhor data para sua visita a melhor pousada em Bombinhas SC e faça sua reserva diretamente conosco para garantir sua acomodação.

Nossos telefones

(47) 3393 - 7281
(47) 9 9177 - 8040

Nosso Endereço

Rua Merluza, 430
Bombinhas
Santa Catarina

Ficou com alguma dúvida?

Fale comigo! Estou disponível 24 horas por dia.

Fique a vontade para iniciar uma conversa comigo a qualquer momento, estou à sua disposição, seja para apresentar mais detalhes sobre a pousada e cidade ou realizar sua reserva online, basta clicar no botão abaixo:

Chatbot Flora