O lado típico de Bombinhas e sua bebida que virou patrimônio imaterial

 

Quem pensa que Bombinhas se resume apenas a algumas praias, trilhas e paisagens com natureza preservada está muito enganado! A cidade também possui um forte apelo cultural. Conheça o lado típico de Bombinhas e sua bebida que virou patrimônio imaterial.

 

Na arte, são utilizadas matérias-primas típicas e com alusão ao mar e a pesca. A música, é representada pelo terno de reis interpretados por famílias tradicionais da cidade. A pesca, que ainda é uma das fontes de renda e grande orgulho de muitos moradores, é o grande ícone desta tradição. Destaque para a pesca da tainha, um verdadeiro espetáculo da natureza. Na gastronomia, os frutos do mar e os quitutes a base de farinha de mandioca agradam aos paladares mais exigentes.

 

artesanato de Bombinhas

 

Com tudo isso, Bombinhas consegue cultivar os hábitos e costumes que vem desde os moradores mais antigos, e que hoje busca transmitir aos seus visitantes, o lado típico e pouco conhecido deste incomparável destino turístico.

 

Bombinhas também é cultura!

 

Cultura rica, que começou com a chegada dos descendentes açorianos e a interação destes com os índios e escravos que durante décadas, conviveram e construíram as bases dessa cidade linda e encantadora.

 

Consertada, a bebida típica de Bombinhas

 

E um dos resultados dessa evolução cultural foi criação de uma bebida. Bebida que buscava apenas aproveitar o café passado que não foi consumido e sobrava na garrafa. E para isso, adicionou-se a ele algumas especiarias como gengibre, cravo, canela e erva doce, além de açúcar e uma generosa quantidade de cachaça. Com esse processo, o café era “consertado” e assim, poderia ser consumido posteriormente.

 

Consertada a bebida típica de Bombinhas

 

A bebida tradicional para os moradores ganhou uma importância maior, depois que o Poder Público Municipal, através da Fundação de Cultura, transformou a Consertada, em patrimônio imaterial bombinense e na primeira bebida típica da cidade. Graças a isso, a Consertada se popularizou também entre os milhares de visitantes que chegam em Bombinhas todos os anos. Os turistas podem provar a bebida em diversos locais da cidade, como restaurantes e pousadas. Nos dias de inverno, essa é uma ótima pedida de aperitivo antes ou depois das refeições. Além disso, podem também adquirir a bebida em alguns lugares do comércio local, e com essa bebida típica, levar um pouco da cultura e dos costumes de Bombinhas ao retornar para casa. Mas se quiser fazer em casa, no site da Fundação de Cultura tem a receita da concertada.

Aprecie a Consertada e conheça um pouco mais do lado típico de Bombinhas.

 

Continue acompanhando nossos posts.

Até a próxima!

 

Comente com seus amigos