Bombinhas é um paraíso no litoral norte catarinense, que possui uma cultura única que originou a criação de diversos pratos típicos com os ingredientes que são encontrados pela cidade. Os peixes, mariscos e outros frutos do mar fazem parte de uma culinária típica, que tem como principal influência a cultura dos colonizadores açorianos. 

A seguir você vai conferir os principais ingredientes da culinária típica bombinense e alguns dos pratos que são feitos a partir dessas especiarias que agradam o paladar de todos. 

Os peixes são os principais ingredientes dos pratos típicos de Bombinhas

Peixes: Protagonistas nos pratos típicos de Bombinhas 

Os peixes tem um grande destaque nos pratos típicos de Bombinhas, e não poderia ser diferente com a tainha. Sendo o peixe mais pescado durantes os meses de inverno em Bombinhas, a tainha tem uma importância histórica para a cidade. Já que a pesca artesanal da tainha faz parte da cultura local, que se origina dos índios que viviam na região e do aperfeiçoamento da técnica da pesca artesanal pelos colonizadores açorianos. 

São inúmeras possibilidades para preparar uma tainha, mas tradicionalmente, a tainha assada na brasa e recheada conhecida como Debulho tem um lugar especial entre os pratos típicos de Bombinhas. Uma das maiores especiarias da culinária de Bombinhas, fica por conta da ova retirada da tainha, que deu origem a Botarga, prato conhecido mundialmente como o caviar de Bombinhas. Ele feito a partir de um processo de desidratação e salgamento da ova da tainha ainda fresca.  

Além da tainha, outros peixes também ganham destaque na culinária bombinense, como a Anchova. Este é um peixe que é pescado logo depois da pesca da tainha, e por isso é muito comercializado em Bombinhas. Seu sabor é único, o que faz a anchova ser um dos principais peixes na culinária da cidade. 

O principal método de preparar uma anchova é grelhando, processo culinário que acaba deixando o peixe mais saboroso. 

Os camarões são fundamentais para os pratos típicos bombinenses

Camarões: Do simples ao requintado  

Com a pesca de camarões liberada a partir de junho até o mês de fevereiro, encontrar essas especiarias ainda frescas em peixarias e restaurantes é muito fácil. Os camarões encontrados em Bombinhas são em sua grande maioria pescados na região por barcos de pescadores locais.  

Pela versatilidade, você pode encontrar o camarão na cidade preparado de diversas formas tradicionais. Nos restaurantes de beira de praia é facilmente encontrado frito à milanesa, servido como petisco. Ou em pratos mais elaborados, como o risoto de camarão, moqueca de camarão entre outros. 

Farinha de mandioca: História dos engenhos de Bombinhas  

A farinha de mandioca é uma das comidas mais típicas de Bombinhas, já que era cultivada nas roças e transformadas em farinhas nos engenhos de farinhas presentes pela cidade. Esse ingrediente está presente em diversos pratos típicos de Bombinhas. 

Tradicionalmente, a farinha de mandioca por si só é muito utilizada para o fazer os pirões, das mais variadas formas, como o pirão d’água, de feijão, de peixe ou de camarão. A farinha de mandioca deu origem também a comidas tradicionais de Bombinhas como o beiju que se assemelha muito a um biscoito feito da massa que sobra da raspagem da mandioca.  

As ostras e mariscos são ingredientes da base dos pratos típicos de Bombinhas

Mariscos e ostras: Especialidade entre os pratos típicos bombinenses  

Os mariscos e as ostras têm um papel importante em Bombinhas. Além de estar presentes nos pratos típicos, as atividades marisqueiras estão entre as 03 principais atividades econômicas da cidade, junto a pesca e ao turismo. Por serem cultivados de maneira artesanal, os mariscos e as ostras possuem uma ótima qualidade. 

Os pratos à base de mariscos são muito variados, eles são tipicamente preparados cozidos na casca, a vinagrete e à milanesa. As ostras são encontradas em duas principais formas. Gratinadas no forno ou cruas apenas com gelo e limão, as chamadas ostra in natura. 

Agora que você já conhece os principais pratos típicos de Bombinhas e um pouco da história por trás deles. Na sua próxima viagem não deixe de provar os sabores dessa linda cidade. 

Venha passar seus melhores momentos em Bombinhas com conforto e tranquilidade em meio a natureza na Pousada Vila do Bosque. Solicite disponibilidade e venha viver uma experiência única com a melhor estrutura e serviços exclusivos. 

Comente com seus amigos