Lar de muitas espécies marinhas e terrestres, a Reserva do Arvoredo forma lindas paisagens em meio ao oceano atlântico. Essa grande área de preservação marinha se tornou o centro das atenções de muitos turistas que visitam o litoral catarinense e principalmente a cidade de Bombinhas SC.
Pensando nisso, nesse conteúdo nós trouxemos tudo o que você precisa saber sobre a Reserva do Arvoredo antes de programar sua viagem para o litoral e aproveitar ainda mais sua próxima visita à Bombinhas.
História e localização da Reserva do Arvoredo
Localizada a pouco mais de 11 quilômetros da costa, no litoral centro-norte catarinense, a Reserva do Arvoredo está situada entre o município de Bombinhas SC e a capital, Florianópolis.
A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo possui 30 anos, sendo instituida na década de 90. O objetivo da criação da reserva é a preservação e o cuidado dessa área que representa uma grande importância para a vida marinha da região.
Os vestígios arqueológicos que foram encontrados no local são apenas alguns dos motivos que salientam a preservação do local. Os vestígios de vida humana datam de mais de 2 mil anos atrás.
Principais características da Reserva do Arvoredo
As ilhas que representam a área são: Arvoredo, que leva o nome da reserva, Deserta, Galé e o Calhau de São Pedro. Essas que juntamente com a ilha do Macuco, localizada mais próxima da costa bombinense, dão o nome a praia de Quatro Ilhas. A área total, somada entre as porções de terra das ilhas e marítimas equivalem a mais de 17 mil hectares.
A biologia marinha da região é muito vasta, servindo de moradia para quase 390 espécies, variando entre peixes, moluscos, arraias e tartarugas. Mas não é só no mar que está toda a vida das ilhas do Arvoredo, entre as ilhas, são quase 200 espécies de plantas características da mata atlântica e pouco mais de 170 espécies de insetos e animais terrestres, muitos raros ou à beira da extinção.
Mergulho na Reserva do Arvoredo
Mesmo com os cuidados, o mergulho ecológico na Reserva do Arvoredo é a atividade que mais atrai visitantes que querem se encantar com o ecossistema marinho e as belezas naturais da área. Sendo um dos principais pontos para mergulho de profundidade da região, principalmente pela alta visibilidade da água, a ilha do Arvoredo é muito cobiçada por mergulhadores mais experientes.
Devido ao nível de preservação da área, apenas na porção sul da ilha é possível praticar mergulho ecológico. Você pode encontrar diversas operadoras de mergulho em Bombinhas que fazem o transporte e oferecem equipamento e instrução para você conhecer e mergulhar próximo da ilha, respeitando as restrições.
Dicas e restrições para visitar a Reserva
Por se tratar de uma área de preservação ambiental, apenas embarcações com autorização podem se aproximar das Ilhas com intenção de estudos e trabalhos científicos. Embarcações comuns devem passar a pelo menos 500 metros de distância da costa.
É proibido qualquer prática de pesca, mergulho, jogos e esportes náuticos dentro da Reserva do Arvoredo, exceto na parte Sul. A ancoragem também é proibida sem permissão, assim como o desembarque em qualquer ilha, sendo possível apenas em situações de emergência.
Agora que você já sabe mais sobre a Reserva do Arvoredo, e quer conhecer esse paraíso cercado por mar próximo de Bombinhas. Se hospede na Vila do Bosque e tenha a melhor experiência de hospedagem da região. Solicite disponibilidade agora mesmo e venha passar suas férias em Bombinhas hospedado em uma pousada com muito conforto e comodidade.