Conhecido por ser um dos mais lindos fenômenos e atrativos culturais da cidade, a pesca da tainha em Bombinhas chama a atenção de muitos turistas todos os anos.
O evento inicia algumas semanas após o fim da alta temporada turística no menor município de Santa Catarina e termina já no inverno.
Nesse texto vamos te dar diversos motivos para vir presenciar esse espetáculo que acontece à céu aberto nas praias de Bombinhas.
Fique com a gente até o final e aprecie a leitura!
A imperdível pesca da tainha em Bombinhas
Em meados de maio, quando as brisas de vento sul gelados começam a bater em Bombinhas, os pescadores fazem os preparativos para uma das épocas do ano mais charmosas da cidade.
Entre consertar as canoas, remendar as redes, arrumar os ranchos e preparar os remos, todos ficam à espera das protagonistas da festa, as tainhas, que sobem o litoral do Rio Grande do Sul em busca de águas mais quentes para se reproduzir.
Tudo começa com os vigias, pescadores mais experientes que ficam posicionados em locais estratégicos para avistar os cardumes chegando próximos à praia e avisar o resto da camaradagem.
E quando o sinal é dado para quem se abriga no rancho do frio, o saragaço começa…
O saragaço e o cerco
Para quem não sabe, o saragaço nada mais é do que o alvoroço que se forma na beira da praia quando as canoas vão à água para iniciar o cerco. Todos se juntam para empurrar as canoas até o mar, os camaradas se ajeitam em seus lugares e a remada para cercar as tainhas.
Enquanto o patrão dá o ritmo e direção à canoa, os remeiros se esforçam para desfilar a canoa pelo mar, e o redeiro, junto do chumbeiro lançam a rede na água para cercar o cardume.
Dessa forma, eles fecham o cerco até outro ponto distante da praia, onde todos que estão observando esse espetáculo se aproximam para ajudar a puxar a rede.
As últimas puxadas de rede
Após a chegada da canoa à praia, um esforço coletivo genuíno se forma, em que todos se juntam para participar, mesmo que de maneira simbólica. Dessa forma, com o cerco já fechado e a rede, pouco a pouco, sendo recolhida para as areias da praia, é que temos uma dimensão de quantos peixes foram pescados no lance.
As últimas puxadas de rede são as mais emocionantes, onde vemos a alegria de todos que estão ajudando ao notar a quantidade de peixes que foi pega.
E claro, quem ajuda tem a oportunidade de levar sua tainha para casa, depois da contagem dos peixes, a camaradagem separa os peixes entre eles, e distribui o quinhão de cada um, dando um ou mais peixes a todos que ajudaram a puxar a rede.
Dicas para quem quer presenciar a pesca da tainha em Bombinhas
Para que você viva a pesca da tainha em Bombinhas de uma maneira única, separamos algumas dicas especiais:
- Ela ocorre entre os meses mais frios, ou seja, de preferência para viajar durante maio, junho e julho.
- A melhor condição para que as tainhas cheguem ao nosso litoral é em dias mais gelados e, de preferência, com vento sul, por isso, vale ficar de olho na previsão do tempo;
- Os horários em que os maiores cercos acontecem normalmente são durante a manhã, então é importante estar disposto a acordar cedo;
- Se permita participar desse evento e viva a pesca da tainha de uma maneira única, puxando a rede e se molhando, mesmo nas águas de inverno;
- Não esqueça de ficar até o fim, onde é feita a separação dos peixes, assim, dependendo da quantidade de peixes que foi pescada, você pode levar um para casa.
A hospedagem ideal para visitar Bombinhas durante todo o ano
Vai vir para presenciar a pesca da tainha em Bombinhas? Então a Vila do Bosque é a escolha certa para você e sua família. Nossa pousada oferece serviço de café da manhã artesanal todos os dias, assim você já vai para praia com disposição para puxar as redes.
Além disso, estamos localizados próximos das praias que mais temos cercos de tainha em Bombinhas, como o Retiro dos Padres, Quatro Ilhas e a praia do centro da cidade.
Agora que você já sabe que precisa vir para presenciar e participar da pesca da tainha em Bombinhas e conhece a melhor escolha de hospedagem na cidade, solicite disponibilidade hoje mesmo na Vila do Bosque.
Garanta uma experiência de hospedagem inesquecível a poucos metros do centro da cidade e cercado pela exuberante da Mata Atlântica preservada de Bombinhas.