Praia pacata e repleta de águas calmas e cristalinas, são esses fatores que fazem da praia do Ribeiro um dos atrativos mais charmosos de toda Santa Catarina. O lugar ideal para curtir os melhores momentos ao lado da família. 

Aliás, ela está situada em Bombinhas, no litoral norte catarinense, sendo acessível através de uma passarela de madeira. E embora o percurso seja pequeno, é possível desfrutar de algumas das paisagens mais exuberantes desse local. 

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a praia do Ribeiro e as atrações locais que são dispostas em todo os seus arredores. 

Ficou curiosa(o)? Então continue aproveitando todas as informações que reunimos aqui. 

Como chegar à praia do Ribeiro? 

Localizada bem próxima à cidade de Florianópolis, está Bombinhas, numa distância de pouco mais de 70KM entre as duas cidades. 

O aeroporto Hercílio Luz recebe cotidianamente voos de todo o Brasil, e para quem está mais próximo a rodoviária de Florianópolis, localizada na área central da cidade, oferece um percurso de fácil acesso. 

Também é possível ir de carro, mas para fazer este trajeto, a recomendação é seguir pela estrada que liga Floripa até Bombinhas. Durante a viagem você curte algumas das melhores belezas da região, grandes montanhas, floresta preservada, e muito mais. 

Vale mencionar também que, a maior parte deste trajeto é pela BR-101, no qual o motorista deve pegar o acesso SC-412, no sentido de Porto Belo. Por fim, basta percorrer 11KM e deste caminho já avistar a maravilhosa praia de Bombas, uma das praias da cidade. 

No final da praia de Bombas, no seu canto direito, existe uma passarela que leva à praia do Ribeiro. O percurso deve ser feito a pé, e não leva mais que alguns minutos até chegar no destino.

Além disso, a passarela do Ribeiro também liga esse lindo local à praia de Bombinhas. No canto esquerdo da praia Central você encontrará a passarela e com poucos minutos de caminhada chegará a esse atrativo majestoso. 

Agora que você já conhece um pouco sobre a praia do Ribeiro – e como chegar até ela – vamos dar uma olhada no que o espera pela frente. 

Mergulho em meio a um mar cristalino 

Com cerca de 120M de extensão, a praia do Ribeiro é destaque por suas águas tranquilas, transparentes e ideais para um bom mergulho. 

Aliás, é este fator que a faz ser uma oportunidade para quem curte praticar esportes como snorkel – onde é possível nadar ao lado dos diversos animais aquáticos que vivem nesta região, como os peixinhos coloridos e pequenos moluscos. 

E dependendo de certas temporadas, é possível encontrar até mesmo tartarugas que aproveitam para nadar ao redor do costão. 

mergulho ecológico em Bombinhas

Ótimo local para descansar e apreciar o verde 

Por ser uma praia escondida, em um local onde não é possível chegar de carro, a praia do Ribeiro é um ambiente que proporciona alguns dos melhores cenários de toda a cidade. 

Não há estrutura de serviços, fluxo constante de pessoas, e nem barulhos que atrapalhem o sossego desse local. É um verdadeiro paraíso na Terra para quem busca tranquilidade e calmaria. 

Mas para que essa experiência fique ainda mais completa, é importante apostar em itens essenciais, como cadeira, protetor solar, água e até alguns lanches. Porém, é importante recolher todos os lixos e levá-los para um local mais adequado, OK? 

A nova passarela que liga Bombas à Ribeiro 

Tendo início em um pórtico no final da praia do calçadão beira-mar na praia de Bombas, e ligando até a praia de Bombinhas, com uma pequena parada pelo Ribeiro, é possível encontrar uma estrutura completamente nova com cerca de 300 metros de passarela elevada. 

O projeto nasceu da iniciativa de não causar danos ao meio ambiente. Por conta disso, foi elaborado um estudo sobre a vegetação do local, permitindo a escolha dos materiais adequados, bem como, métodos mais sustentáveis para realização de toda a obra. 

Como tal, em pouco tempo, a vegetação local se integrou a todas as instalações da nova construção, promovendo diversos passeios ecológicos no destino da Costa Esmeralda. 

passarela da praia do Ribeiro

Se encantar com a praia de Bombinhas 

Um dos locais mais belíssimos de Bombinhas, é a praia do Centro – Que fica bem próxima à praia do Ribeiro. 

Ela se estende por mais de 1 KM de faixa de areia, e é uma das mais visitadas ao longo do ano, devido a sua proximidade aos centros comerciais da cidade. 

Além disso, os visitantes também podem curtir uma caminhada pelas suas areias, sendo ideais para quem busca realizar atividades físicas neste local. 

Agora que você já conhece as principais belezas desse local e já sabe quais passeios aproveitar na praia do Ribeiro, venha curtir seus momentos na Vila do Bosque, uma pousada que oferece conforto, segurança e comodidade que as suas férias merecem. 

Solicite disponibilidade e venha conhecer a península mais linda do Brasil! Não perca tempo! 

Comente com seus amigos